Como funciona os filtros de ar automotivos?

check-air-filter-in-engine-car(1)

Os filtros de ar automotivos são peças internas de um veículo que auxiliam no melhor funcionamento e desempenho do automóvel. De maneira geral, ele impede que partículas de sujeira passem por ele e se instalem no interior do motor, ou seja, ele cuida para que o ar que passe do ambiente para o motor seja filtrado para que não danifique as partes mecânicas de seu veículo. Ele foi planejado no formato de uma sanfona para que toda a parte interna do seu motor seja protegida de detritos e outras sujeiras. 

 

Em outras palavras, essa peça, essencial para o bom funcionamento de seu veículo, foi projetada para deter um mícron (milionésima parte de um milímetro), sendo capas de barrar, por exemplo, os grãos expelidos de um recipiente de talco. 

 

Como todos os outros equipamentos automotivos, para esses existem diferentes tamanhos e formatos variando com o tipo de motor, ano e potência.

 

  • Filtros Especiais: Criado para atender um veículo que possui diversos usos. É feito de um material mais resistente e para garantir maior filtragem das partículas de sujeiras há uma maior complexidade em sua construção. É considerado mais ecológico por demandar menos trocas que outros filtros. Porém deve-se verificar se seu motor não necessita de mais passagem de ar.

 

  • Filtros de Gaze (ou Algodão): São considerados como filtros de alta performance. Comparado a outros filtros, os de Gaze ou de Algodão permitem maior passagem de ar (trama mais aberta), e lubrificada com óleo que ajuda a barras as partículas de sujeira do ar. Encontra-se também nesses filtros um maior plissamento (dobra) que garante a eficiência e durabilidade do material. Ainda assim, apesar de todo bom funcionamento, esse tipo de filtro acumula sujeira nas bordas fazendo com que haja desequilíbrio entre a passagem de ar e a filtragem. 

 

  • Os filtros de espuma: Ganham destaque por trazer um maior equilíbrio entre a filtragem e a passagem de ar. As partículas de sujeira do ar passam por suas tramas e atingem elementos que fazem a filtragem a seco (desviando as partículas de sujeira) e com óleo (que mantem coladas as partículas). Ideal para veículos que não exercem atividades em zonas muito empoeiradas com as sujeiras aérea, pois se houver um grande fluxo contínuo de sujeira, a probabilidade de entupimento aumenta podendo acarretar prejuízo e dano ao motor.

 

Além desses há o filtro de papel que desempenha uma função parecida, porém não garante equilíbrio adequado de passagem de ar e contenção da sujeira. 

 

O cuidado rotineiro com o filtro de ar do motor pode aumentar a vida útil de seu veículo bem como das demais partes. Entre os problemas encontra-se o desgaste prematuro das peças, pois o filtro já entupido ou que com pouca passagem de ar, leva a sujeira para a câmara de combustão afetando o funcionamento do motor. Também problemas na cabeça da válvula de admissão e o esmerilhamento nas faces dos anéis do pistão são problemas comuns de se encontrar nesses veículos. 

Tenha em mente que o filtro de ar do motor necessita de equilíbrio para funcionar de acordo com o objetivo. Um automóvel esportivo, que necessita de maior potência e exige mais do motor, precisa que o fluxo de ar seja maior que em um automóvel convencional. Por isso a troca do filtro de ar, por permitir maior passagem de ar, deve ser mais constante e regular, assim como a atenção ao estado do motor. 

 

Se ficou com alguma dúvida ou necessita de um equipamento novo, entre em contato conosco, aqui pelo nosso site ou por meio das nossas redes sociais, Instagram: @galegodasbateriaslz Facebook: @galegodasbateriaslz

 

Nós da Galego das Baterias estamos dispostos a te orientar para o melhor funcionamento de seu veículo.